6 Tipos de Abordagens Team Building na coesão de Equipas pós pandemia

6 Tipos de Abordagens Team Building na coesão de Equipas pós pandemia

A pandemia deu origem ao início do trabalho a partir de ambiente doméstico que obrigou as empresas a explorar diversos tipos de abordagens de formação de equipas e estratégias virtuais.

A formação de equipas virtuais é uma óptima forma de satisfazer os empregados em trabalho remoto, mas também tem os seus inconvenientes.

A falta de interacções físicas pode levar a lacunas de comunicação e não só. De acordo com um estudo recente, os empregados que trabalham em casa podem reduzir a sua produtividade até 21% devido a sentimentos de isolamento.

Agora, a vida está lentamente a voltar à normalidade, e após um longo período de teletrabalho, as empresas devem redefinir as suas estratégias de formação de equipas para as pessoas que regressam aos locais de trabalho.

As tecnicas de construção/coesão de equipas podem parecer simples, mas a sua implementação pode ser confusa no início. Por conseguinte, é crucial compreender os tipos de actividades a usar e como as organizações podem beneficiar com a implementação.

Por isso, vamos mergulhar nos vários tipos de abordagens de construção de equipas para construir uma equipa de sucesso!

 

Aqui estão Seis Tipos de Abordagens de Formação de Equipas.

 

  1. Técnica de Coesão de Equipas baseada em actividades

Um tipo de exercício de construção de equipa baseado em actividades dá aos seus empregados uma pausa na rotina de trabalho habitual do dia-a-dia. Ajuda a equipa a sair da sua zona de conforto. Aqui, os membros da equipa entregam-se a várias actividades mentais ou físicas realizadas tanto no interior como no exterior.

A organização de almoços de equipa e saídas da empresa melhora a comunicação entre os membros da equipa. Liga-os pessoalmente e descobre traços escondidos. As actividades ao ar livre necessitam que as equipas saiam do escritório, o que não é viável em todos os momentos. Jogos de construção de equipas no interior, tais como um torneio de matraquilhos ou uma caça ao tesouro, são também um excelente estimulante do humor!

 

  1. Técnica de construção de equipas baseada na comunicação

A chave para qualquer rede social é a comunicação.

Perfeito para uma nova equipa com todos os novos membros, uma abordagem baseada na comunicação pode ser um grande quebra-gelo. Estes tipos de actividades de construção de grupos para o local de trabalho permitem à equipa conhecer um pouco melhor os seus colegas e partilhar um laço pessoal. Pode ajudar a quebrar as barreiras de comunicação, melhorar as competências interpessoais e criar confiança entre os funcionários.

 

  1. Técnica de Construção de Equipas baseada em aptidões

Está a pensar numa experiência de ligação em equipa que pode ser divertida e produtiva ao mesmo tempo? Uma actividade de formação de equipas baseada em competências pode melhorar as competências dos membros da equipa necessárias para os seus respectivos empregos.

Os empregados adquirem competências que são benéficas para o seu trabalho, o que irá melhorar o desempenho geral da equipa. Participam em vários workshops de formação e desenvolvimento, tais como capacidades de liderança, capacidades de gestão, negociação, gestão de conflitos e capacidades de pensamento criativo.

 

  1. Técnica de Construção de Equipas baseada na Personalidade

Um local de trabalho pode ser uma mistura e correspondência de todo o tipo de personalidade. Por conseguinte, os gestores precisam de identificar e alimentar os vários tipos de personalidade.

Os chefes de equipa podem realizar um teste de personalidade, tal como o Indicador de Tipo Myers-Briggs (MBTI). Depois, podem coordenar tarefas em conformidade para trazer à tona o melhor de todos os membros do grupo. Ajuda os empregados a conhecer os seus colegas de trabalho a nível individual e capazes de apreciar a singularidade que todos trazem à mesa.

Os gestores podem atribuir tarefas de acordo com os tipos de personalidade. Isto levará a uma melhor compreensão e a uma maior eficácia na equipa.

 

  1. Técnica de construção de equipas baseada na resolução de problemas

Os desafios são inevitáveis em cada dinâmica de equipa. Quando um grande número de pessoas está envolvido, os confrontos são inevitáveis dentro do grupo.

De acordo com este relatório, os funcionários passam aproximadamente 2,8 horas por semana envolvidos num conflito.

As actividades de resolução de problemas podem melhorar a comunicação, as relações interpessoais e corrigir as diferenças para alcançar um objectivo comum. Pode tornar este processo agradável ao introduzir jogos ou exercícios divertidos para a equipa. Ao mesmo tempo, podem aprender a trabalhar e crescer juntos como uma equipa.

 

  1. Técnica de Construção de Equipas baseada em Valores

Funcionários Milenials e  Gen Y acreditam no bem-estar social. Acreditam em retribuir à sociedade.

Uma actividade de construção de equipas baseada em valores é uma situação vantajosa tanto para a organização como para os empregados. As organizações podem fundir os seus objectivos com algumas experiências de ligação de equipas excepcionais. Pode dar uma experiência significativa aos empregados, contribuindo para a sociedade e impactando positivamente as vidas das pessoas necessitadas.

As actividades podem ir desde o ambiente, filantrópicas, direitos humanos, ou responsabilidade económica. Eventos como o ciclismo de caridade, cozinhar para uma causa, e o bem-estar dos cães de rua são algumas das actividades que a sua equipa deve experimentar. Tais actividades também têm provado aumentar o envolvimento dos funcionários, o moral dos funcionários, e a satisfação no trabalho. Podem também funcionar como factor chave para atrair jovens talentos para a empresa.

 

Em suma, os exercícios de construção de equipas não devem ser apenas um “momento de diversão” no escritório. Deve também funcionar como blocos de construção para reunir empresas e pessoas. Agora a questão que se coloca, com que frequência deve haver uma actividade de construção de equipas?

Na realidade, o que funcionou para uma empresa pode não funcionar para outra. Tudo depende do seu objectivo e da sua finalidade. Portanto, não existe uma regra dura e rápida para a rotina de realizar uma actividade de equipa.

 

Mas pode haver alguns bons indicadores sobre quando realizar um exercício de união de equipa, que são:

Quando um ou dois novos membros se juntaram à equipa.

Quando está a planear fundir dois departamentos.

Quando está a tentar concentrar-se num assunto específico da equipa ou a tentar melhorar um determinado aspecto da equipa.

Quando se está a tentar melhorar a comunicação interna. Pode ser entre uma força de trabalho geograficamente dispersa ou a construção de camaradagem entre eles.

Numa nota final, independentemente do tipo de actividade de coesão de equipa que escolher, esteja também aberto a sugestões e feedback da sua equipa.